Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

sábado, 11 de setembro de 2010

Paraty em Foco – Festival Internacional Fnac de Fotografia anuncia destaques da programação 2010

Paraty em Foco – Festival Internacional Fnac de Fotografia anuncia destaques da programação 2010

Alejandro Chaskielberg (Argentina), Georges Rousse (França), Maureen Bisiliat (Brasil) e Alfredo de Stefano (México) são presenças confirmadas no Festival que acontece de 15 a 19 de setembro na cidade histórica fluminense de Paraty

Em sua 6ª edição, o Paraty em Foco – Festival Internacional Fnac de Fotografia reúne fotógrafos nacionais e internacionais para 15 encontros e entrevistas; 22 workshops; 11 exposições; o espaço multimídia e o leilão, que ocupam os principais pontos culturais de Paraty (RJ), de 15 a 19 de setembro (quarta-feira a domingo).

Entre os nomes confirmados estão o argentino Alejandro Chaskielberg, considerado um dos 30 novos talentos da fotografia pela revista norte-americana PDN; o mexicano Alfredo de Stefano, com mais de 90 exposições no mundo todo, e o francês Georges Rousse (apoio OpArt, Consulado Francês, Pousada do Sandi e ArtPhoto), um dos artistas contemporâneos mais badalados, que resignifica a fotografia ao utilizar espaços abandonados para criar trabalhos efêmeros de arte. Pela primeira vez, Rousse vai realizar uma obra no Brasil, durante o Festival. Alejandro Chaskielberg e Alfredo de Stefano também comandam workshops.

Outros destaques do Paraty em Foco são Maureen Bisilliat (apoio do Instituto Moreira Salles para exposição), fotógrafa brasileira de origem inglesa que será homenageada em entrevista e exposição na Galeria Zoom de Paraty; os holandeses Kadir van Lohuizen e Claudia Hinterseer, da Agência NOOR (apoio Consulado da Holanda para a vinda, e apoio IDEIAS e Estúdio 321 para a exposição), que mostra as conseqüências da ação humana no planeta em ensaios dos fotógrafos; o coletivo português Kameraphoto que apresentará  projetos como State of Affairs, em que cada um dos 13 fotógrafos participantes acompanha uma semana dentro do jornal de um país; o badalado fotógrafo de moda Bob Wolfenson, que falará de seu mais recente trabalho autoral, o surpreendente ensaio Apreensões, com imagens de objetos apreendidos pela polícia. Também participam do Festival outros importantes fotógrafos de diversos estados do Brasil, como Anderson Schneider (DF), Jonne Roriz (SP), Francilins (MG), André Vieira (RJ), Cris Bierrenbach (SP) e Marcelo Zocchio (SP).

No encerramento, os artistas João Wainer, Dirceu Maués e Egberto Nogueira encontram os coletivos Garapa, Galeria Experiência e CIA de Foto para discutir as novas mídias.

“No ano passado, foi a vez das mulheres mostrarem sua força como protagonistas da fotografia atual. Nesta edição, vamos dar espaço para os trabalhos e idéias de jovens expoentes”, diz o coordenador de programação do Paraty em Foco, Iatã Cannabrava. “Também discutiremos a questão do meio ambiente, reforçando o papel histórico da fotografia de registrar, interpretar e até criar novas realidades. Na ressaca de Copenhagen e no ano Internacional da Biodiversidade, escolhemos o tema ‘Inventários da Terra’ para refletirmos sobre o que fazemos, fizemos e faremos com o nosso planeta”, explica Iatã.

Voltados para fotógrafos profissionais e amadores, estudantes de fotografia e interessados na arte, os workshops do Paraty em Foco são uma oportunidade única para renovar o conhecimento e discutir as novas tendências, frente a frente com grandes profissionais como Armando Prado, Luiz Claudio Marigo, Christian Gaul, Claudio Edinger, Claudio Feijó, Clicio Barroso, Alexandre Keese, Eder Chiodetto, João Castilho, Klaus Mitteldorf, Luciano Candisani, Ricardo Hantzschel, Sebastian Rojas, Egberto Nogueira entre outros.

Os leilões do Paraty em Foco já se tornaram marca registrada do evento, pois quebram os protocolos dos eventos tradicionais com muito bom humor e oferecem rara oportunidade de adquirir obras de grandes fotógrafos (brasileiros e estrangeiros) por preços acessíveis.

O Paraty em Foco é realizado em parceria com a Fnac, com patrocínio da Funarte/Minc e parceria com:  FAAP, Eletronuclear, Prefeitura de Paraty, Consulado Holandês, Consulado Francês, Consulado Italiano e Op Art e apoio: da Pousada do Sandi, Artphoto, Fototech, Ideias, Estudio 321, Forresult, Leograf, Fotografe Melhor, MediaStorm, Instituto Moreira Salles, Latinstock, Casa Azul, Convention Bureau, Lomography, Revista Vizoo, Eco Paraty, Iphan, Coletivo Experiência e F/508.

Convocatória – Ocupações Temporárias no PEF 2010Até 15 de agosto, fotógrafos podem enviar projetos com o tema “Inventários da Terra” para concorrerem a exposições individuais durante o Paraty em Foco. A organização do Festival selecionou espaços que devem ser utilizados como ponto de partida para a concepção de uma exposição, instalação ou qualquer outra alternativa de apresentação de trabalhos que tenham a fotografia como fio condutor.

A seleção final dos quatro vencedores será feita por profissionais renomados, como Claudia Jaguaribe, Isabel Amado, Eduardo Muylaert, Juan Esteves e Rubens Fernandes Júnior. As inscrições são gratuitas, pelo site www.paratyemfoco.com/programacao/exposicoes/convocatoria, onde está o regulamento completo.

O público também pode enviar imagens sobre o mesmo tema, que serão selecionadas para uma grande exposição virtual no Flickr do Paraty em Foco e para projeções coletivas durante o evento. Mais informações no www.flickr.com/groups/pef_2010.

Confira aqui a lista de convidados e a programação do Festival.

Baixe aqui fotos do Festival.


Assessoria de Imprensa
Juliana Gola - (11) 9595 2341
paratyemfoco.imprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails