Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

E eu descobri a tal da Semiótica (finalmente)...

fonte original: http://lr2p.blogspot.com/2010/09/e-eu-descobri-tal-da-semiotica.html

iiBuenas!!

Com uma carga tardia, mas de volta.

Posts atrás eu escrevi que saíra de férias e pedi se alguém soubesse sobre semiótica e estética, lembram-se??

Pois bem. Eu soube por fontes mais seguras o que é Semiótica. Mais precisamente na faculdade, na disciplina desta ciência (eu acho que é ciência, uai... o que é que tem?), ministrada por nada menos que Msc. Marcos Roberto Hiller, o 'fodão' da Semiótica de Peirce.

Foi 'destrinchada' a tríade semiótica, o trabalho final foi tenso, mas eu 'aprendi' este trem e pude entender de fato o que é.

O material analisado (em comum acordo entre os integrantes do grupo) na sua primeiridade, secundidade e terceiridade foi este que segue:



Primeiridade:

• Uma pintura em tela
• Figura masculina
• Cores fortes
_________________

Secundidade:


• Roupa Rockabilly
• Rocker
• Tela Pop Art
• Rosto indefinido
• Não tem uma das mãos
• Coroa na altura da ‘mão’ esquerda
_________________

Terceiridade:

• Contorno característico Rockabilly (estilo da roupa, cabelos, costeletas).
• O desenho de uma coroa no lugar da mão (reforço ao apelo da tela e seu conjunto estilo Rockabilly e como era conhecido Elvis Presley:
‘O Rei do Rock’).
• Cores vibrantes na roupa em tom amarelo, brilhos, calça ‘boca de sino’ (da época anos 60, 70),  características marcantes de Elvis Presley na nova remodelação de seu estilo visual (antes eram os ternos escuros e discretos).
• Apelo ao movimento Pop Art (o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas, onde o estilo se reinventou com a produção de ícones artísticos).
• No caso, não dá para identificar se é Elvis Presley pelo rosto, mas a intenção da tela foi identificá-lo pelas
demais características que compõem a mesma.
• O penteado (topete, costeletas) é peculiar e precursor dele no final dos anos 60 e início dos anos 70, o colar estilo havaiano que era bem característico por ser muito usado quando ele fez sua turnê no Havaí com uma de suas roupas mais famosas: “Aloha Eagle” e após isso teve uma personalização para o “American Eagle”, sendo principal modelo dos shows em Las Vegas, quando estourou o single ‘Suspicious Minds’ em 1969. (http://www.youtube.com/watch?v=xTYg2Q-vDJ0).

P.S.: Tela pintada por Laura Pimentel (sim, eu pintei esta tela =O).

Por hoje é isso.

[]s.

Nenhum comentário:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails