Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tim Berners-Lee e a web semântica

por Rafael Abraham em 20/01/2009 20:54

"O futuro está em suas mãos! Se um navegador não usa padrões abertos, não usem-no" - Lee

A tão aguardada palestra de Sir Tim Berners-Lee na Campus Party 2009, o pai da world wide web e criador do http e URL, belamente intitulada "O futuro da Web – e isso é só o começo: olhando os próximos 20 anos", foi pautada pela presença de espírito, paciência e humor do inglês, considerado um dos maiores gênios vivos (http://tinyurl.com/ytljdm).

Repassando os princípios básicos da web semântica (http://tinyurl.com/gtbxb e http://tinyurl.com/7l3x3m) -- a malhada "web 3.0" --, e optando por uma abordagem introdutória do assunto, o ponto alto do discurso se deu quando Berners-Lee incentivou os "geeks" presentes (termo usado de forma elogiosa, garantiu) a fazer parte da construção da web do futuro, encorajando-os a ler a respeito, entrar em listas de discussões e, acima de tudo, divertirem-se e trocarem ideias: http://tiny.cc/iyYyZ

A web semântica seria capaz de organizar e usar todo o conhecimento disponível na rede de forma mais inteligente, misturando dados de fontes diferentes instantaneamente, a partir de dados abertos e linkados entre si. "A coisa mais importante quando vocês forem desenvolver alguma coisa na web é a universalidade. Você tem que ser capaz de utizá-la independentemente da plataforma, do sistema operacional, do browser ou da cultura que você esteja utilizando", disse Berners-Lee.

Infelizmente, o sistema de tradução consecutiva (e não simultânea) não aproveitou a eloquência do inglês. Veja os slides de sua apresentação em http://www.w3.org/2009/Talks/0120-campus-party-tbl/ .

Para mais fotos, http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil/

Nenhum comentário:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails