Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Você dá estratégia e o cliente quer um hotsitezinho - por Carlos Cavalcanti Filho

Você dá estratégia e o cliente quer um hotsitezinho

22 de outubro de 2008, 19:34

A empresa chama a agência para uma concorrência, que chama de reposicionamento web para a marca. A agência vai, se apresenta, convence e ganha. Quando tudo vai começar, chega o marqueteiro e diz que um hotsitezinho resolve.

Por Carlos Cavalcanti Filho

O assunto é convergência das mídias. Polêmico. Será que a internet vai ocupar realmente o espaço dos jornais? Quando a TV digital vai se tornar digital de fato? Será que existe um ponto demarcável no tempo para esta “evolução”?

Embora alguns números realmente nos conduzam ao raciocínio básico do caos das mídias convencionais, nada podemos afirmar, pelo menos por enquanto. 

Mas falar sobre isso é simplesmente dissimular um estágio anterior a esta evolução, que, a meu ver, está demasiadamente verde. Falo sobre a convergência efetiva e definitiva dos negócios na web.
 
Depois de quase 40 anos de www, as empresas ainda não sabem como se posicionar - e muitas parecem até ter raiva de quem sabe. Indústrias seculares surgem como catálogos eletrônicos, quase que folheáveis. Desprezam o diálogo com seus públicos, as novas tendências da web, a performance de suas ferramentas e contratam agências que se limitam a e-x-e-c-u-t-a-r.

Estas, algumas vezes, até se dispõem a pensar. Mas depois de um fatídico processo de três semanas de planejamento, já vencidos pelo cansaço, simplesmente dizem ao cliente: “Já sei como resolver esta situação. Esqueçam tudo e vamos fazer um hotsitezinho”.

Outra situação no mínimo curiosa. A empresa chama a agência para uma concorrência de “reposicionamento web” para sua marca. A agência vai, se apresenta, conta um pouquinho como se faz, convence e ganha. Depois que tuuuudo está pronto para começar, chega o marqueteiro e diz: “Taqui o que a gente realmente precisa: um hotsitezinho”.

Daí eu me pergunto: quem é esse tal de hotsitezinho? Quem esse camarada pensa que é?! Para que compreender quem é o seu público? Chame o hotsitezinho. Long tail, palavras relevantes, tags, web analytics pra quê? O hotsitezinho garante isso e muito mais!

Será? [Webinsider]

.

Sobre o autor

Carlos Cavalcanti Filho (carlos.cavalcanti@cdn.com.br) é coordenador de Negócios da CDN Interativa.

Nenhum comentário:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails