Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Lançamento do livro "Ofício e Arte" ocorre nesta terça no Marco (Museu de Arte Contemporânea)

O Museu de Arte Contemporânea (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza na próxima terça-feira (09), às 19h30, o lançamento do livro Ofício e Arte: fotógrafos e fotografia em Mato Grosso - 1860 - 1960, de autoria de João Antonio Botelho Lucidio, professor do Departamento de História da UFMT e doutorando pela Universidade Nova de Lisboa.

Oficio e Arte é um estudo sobre alguns dos fotógrafos que passaram ou viveram em Mato Grosso entre 1860 e 1960. Uma reflexão de aspectos e momentos da história mato-grossense a partir das lentes e olhares perspicazes e às vezes ingênuos, de homens que enfrentaram o sertão em lombos de burros, navegando rios, em boleias de caminhões, ou em pequenos aviões, e deixaram registros em imagens fotográficas de situações, eventos, pessoas, obras e paisagens.



O livro abrange um período temporal amplo e o momento em que o Mato Grosso possuía uma dimensão física gigantesca, mais de 1,5 milhões de quilômetros quadrados, compreendendo parte do que hoje é o estado de Rondônia e todo o Mato Grosso do Sul. O trabalho encontra-se dividido em três partes: Retratos e Vistas: o século XIX; O Disseminar da Fotografia: o século XX; e, As Capitais: Vila Bela e Cuiabá.



O livro inicia com uma reflexão sobre as mudanças que o Mato Grosso vivenciou na segunda metade do século XIX e o campo que a fotografia encontrou para vicejar numa sociedade em transformação. São dois os tipos de fotógrafos que transitaram pelo espaço mato-grossense e cuiabano naquele período: os fotógrafos itinerantes e os fotógrafos ligados a algumas das muitas expedições científicas que ali esteve.



A segunda parte, no século XX, aborda o momento em que a fotografia já havia se vulgarizado entre a sociedade mato-grossense. A fotografia passou a incorporar no seu uso, sentidos para além daquele da fase hegemônica do retrato ou do pretendido pelos retratados. A fotografia deixa de ser objeto privado de poder e a ela se atribui uma conotação de documento verdade e objetividade. A presença dos missionários salesianos que chegaram em Mato Grosso em 1894, no exercício de seu labor, constituíram um vasto acervo que permite trafegar por espaços desde Cuiabá a Corumbá. Seguindo seus passos, é possível acompanhar a primeira grande experiência migratória do Mato Grosso no século XX: a abertura de fazendas de gado, a pacificação dos Bororo Orientais e a descoberta dos diamantes no antigo leste mato-grossense.



A terceira e última parte do livro é dedicada às duas cidades que foram capitais de Mato Grosso, Vila Bela e Cuiabá. Enquanto a primeira foi um pouco esquecida, a segunda vivenciou muitas transformações ao longo da primeira metade do século XX.



O livro, resultado de quatro anos de pesquisa, conta com seleção criteriosa de 250 imagens.



Serviço



Lançamento do livro: ofício e arte: fotógrafos e fotografia em Mato Grosso - 1860 - 1960

Autor: João Antonio Botelho Lucidio.

Preço: R$ 128,00

Horário: 19h30

Local: auditório do Marco (entrada franca)



Contatos para imprensa



(65) 3023-5714 / 5715 - João Antonio Botelho Lucidio



Daniel Vargas


Fonte: Noticias MS
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO EDITOR ORIGINAL

Nenhum comentário:

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails