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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CURSO DE FOTOGRAFIA - SENAC...



O Curso de Fotografia é procurado por pessoas de todas as idades e gêneros. Fotografar é uma arte e as mais belas fotografia são feitas por profissionais da área que se empenham no que fazem. Muitas pessoas fotografam no dia-a-dia, mas o curso te ensina todos os detalhes para uma foto perfeita. Existem exposições por todo o mundo de diversos fotógrafos de sucesso. Com um pouco de imaginação e um lindo cenário, a foto pode parar em diversos outros trabalhos, como sites, outdoors, montagens e muito mais. Na internet você encontra curso online grátis de fotografia em diferentes instituições de ensino.
Entre elas podemos destacar o SENAC que oferece cursos no Brasil inteiro, inclusive cursos pela internet. Esse tipo de curso EAD faz um enorme sucesso, principalmente entre as pessoas que não tem tempo para aulas presenciais. Navegando pela internet você encontra um curso de fotografia grátis SENAC 2010, que está disponível no próprio site da empresa. Acesse então o site do SENAC e confira mais detalhes sobre como se inscrever em um curso gratuito de fotografia. Em cada estado há uma disponibilidade diferente em relação à esse curso e qualquer outro.
Em São Paulo, por exemplo, você encontra os seguintes cursos:
Ensaio Pessoal
Formação Básica em Fotografia
Fotografia Digital
Fotografia Digital Profissional – Módulo I
Fotografia Publicitária
Fotografia de Arquitetura
Fotografia de Casamento
Fotografia de Culinária
Fotografia de Moda, Beleza e Retrato
Fotojornalismo Digital
Introdução à Fotografia Digital
Introdução à Iluminação para Estúdio
LabSenac
Oficina de Flash
Oficina de Fotografia de Espetáculos
Oficina de Fotografia de Jóias
Organização de Arquivos Fotográficos
Produção para Fotografia Publicitária
Retrato e Book
Tratamento da Imagem Digital para Fotógrafos
Entre esses cursos estão os cursos presenciais e o curso de fotografia EAD que também está distribuído em vários outros cursos. O mais procurado, principalmente pelos mais jovens, é o curso de fotografia digital, um dos mais modernos cursos da atualidade.

PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM ARTES - MESTRADO EM ARTES VISUAIS - Faculdade Santa Marcelina


domingo, 30 de janeiro de 2011

Fotografia com status de arte...

A consolidação da fotografia como obra de arte é o objetivo maior do Ateliê Santo Lima das Imagens, cuja nova ação é a exposição permanente Caótica, que reunirá durante todo o ano a produção autoral do seu coletivo de fotógrafos: Marcelo Lyra, Renato Spencer, Rafa Medeiros, Beto Figueiroa e Tom Cabral. O público pode conferir o trabalho desses profissionais a partir de hoje, às 17h, quando eles abrem as portas do espaço com a primeira das 12 edições mensais do Domingo Santo. Será um evento para dinamizar a procura pelas fotografias, que estão sendo vendidas em molduras de tamanhos variados. Até o fim do ano, a proposta é promover duas oficinas.

O projeto também dialoga com as artes visuais e com a música, por isso a participação, nessa primeira edição, do grafiteiro Galo de Souza (que fará a pintura da fachada do ateliê) e do DJ KSB. Marcelo Lyra explica que as fotos da mostra (são mais de 30) serão repostas à medida que forem comercializadas. ´A ideia é manter uma galeria com a produção autoral de fotógrafosque fazem trabalhos freelancer; mostrar a produção que ficava dentro da gaveta. É uma forma de botar a imagem na parede. Batizamos a exposição de Caótica porque não existe um tema fechado, um elo entre as fotos`, resume Lyra.

O projeto tem três frentes: a galeria com a exposição, um laboratório para revelação manual em preto e branco e uma sala para o acervo. O laboratório e o acervo estarão abertos a outros fotógrafos que quiserem revelar e guardar seu material de forma adequada e segura. No segundo semestre, o coletivo programará as oficinas, que serão oferecidas a estudantes de fotografia ligados a ONGs. O Domingo Santo está programado para todos os meses, ocupando espaços artísticos e boêmios da Rua do Lima, como o Muda, Copo Sujo, Nave, Acre. O Santo Lima fica na Rua do Lima, 269, Santo Amaro. Mais informações: 3222-3180. (Michelle de Assumpção) 



Algumas imagens da exposição:
http://www.diariodepernambuco.com.br/midia/info/viver_300111_2/


fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/30/viver3_0.asp

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FOTOGRAFIA - BACHARELADO - sobre a profissão do fotógrafo...


Fotografia

Bacharelado

É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são muito parecidos, e os egressos são aptos a desempenhar as mesmas funções. No bacharelado, a formação humanística é maior, enquanto no tecnólogo o forte são as disciplinas práticas.

O mercado de trabalho

O mercado está em alta para bacharéis e tecnólogos, sobretudo fora das grandes capitais. A maioria dos profissionais abre estúdio próprio e atua como prestador de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas. A área mais concorrida é a publicidade e uma das que mais crescem é a fotografia de moda, seja em desfiles, seja para produção de catálogos. Há espaço para quem trabalha no gerenciamento de arquivos fotográficos, na conservação de acervos e na curadoria. Os estados do Sudeste e do Sul oferecem as melhores oportunidades, pois concentram o maior número de empresas que demandam esse profissional. São Paulo tem o maior mercado fotográfico do Brasil, pois é sede de um número significativo de empresas de comunicação, birôs de tecnologia fotográfica, exposições de artes fotográficas e de fotógrafos empreendedores autônomos. "Outra demanda em crescimento é a da fotografia como arte. Observamos que cada vez mais as galerias de arte têm aberto espaço para fotógrafos", diz Ricardo Magoga Gallarza, coordenador do curso tecnólogo da Univali. Para o fotógrafo social, que registra eventos como casamentos e festas, também há demanda em todo o país. 

Salário inicial: R$ 359,00 (saída de até 3 horas; fonte: Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro).

O curso

Há apenas dois bacharelados no país. Os cursos dão ênfase à fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica, entre outros. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão antes da formatura. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Área pericial

Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Arquitetura de interiores

Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.

Banco de dados

Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografias e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Curadoria

Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio

Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Fotojornalismo

Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Restauração e conservação

Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

National Geographic Portugal inaugura hoje mostra no Rossio

A revista National Geographic Portugal vai inaugurar esta segunda-feira, no Palácio da Independência ao Rossio, em Lisboa, uma exposição de fotografia com as 30 melhores imagens do V Concurso de Fotografia National Geographic, que decorreu entre Junho e Outubro de 2010.


Ao comemorar os seus 10 anos de existência em Portugal, a publicação apresenta a mostra, que se desenrola em torno das três categorias do concurso - Pessoas, Lugares e Natureza - e estará patente até ao próximo dia 31.

A entrada é gratuita, todos os dias úteis, das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 19:00 horas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL 2010 UNIESSA!!!!

Usabilidade para crianças: a cognição de 5 a 7 anos

Usabilidade para crianças: a cognição de 5 a 7 anos

10 de dezembro de 2010, 14:32
FONTE: WEBINSIDER

Interfaces: crianças não percebem a natureza comercial dos sites e não identificam a intenção publicitária. Mas podem fixar marcas em suas mentes através de informações visualmente interessantes.

Por Íris Ferrera
A gente sabe que falar em crianças é falar de um universo muito rico em possibilidades, retenção de informação e aprendizado. E também cheio de comportamentos cognitivos específicos para algumas faixas etárias.
Piaget define o processo de cognição infantil – estudo dos processos deaprendizagem e de aquisição de conhecimento – dividido em faixas que são identificadas segundo grupos etários:
  • 0 a 2 anos. Sensório-motor
  • 2 a 7 anos. Pré-operatório
  • 7 a 11 anos. Operações concretas
  • 12 anos em diante. Operações formais
Jakob Nielsen, ao divulgar seu último estudo sobre comportamento infantil em navegação na internet, percebeu que atualmente muitas crianças em fase pré-operatoria estão acessando e navegando a internet e com isto muitas informações na construção de ambientes virtuais para elas devem ser revistas e adaptadas à faixa a que pertencem.
Embora a faixa etária compreenda graus distintos de formação da cognição infantil, foi possível perceber características de navegação tanto de rejeição quanto aceitação, comum a estas idades, como por exemplo a recusa da repetição de métodos de navegação. Ou seja: método utilizado em uma determinada navegação que tenha gerado sucesso pode ser recusado em outra.
Ele nos apontou também a importância de refinar a segmentação do público alvo: a divisão de crianças que se limita de 03 a 12 anos precisa ser repensada e deve se considerar os grupos apontados por Piaget no que diz respeito a fases de cognição. É fundamental para o sucesso do projeto web que se desenvolvam tecnologias distintas para grupos de 3 a 5 anos, 6 a 8 anos e 9 a 12 anos.
Se a criança for convidada a navegar em um site que não pertença à sua faixa etária (falando em termos cognitivos) ela simplesmente o rejeitará.
Outro ponto importante a salientar é que crianças não percebem a natureza comercial dos sites e não identificam a intenção publicitária. Por outro lado podem fixar determinadas marcas em suas mentes através de informações que sejam visualmente interessantes e relacionadas com diversão.

Como criar interfaces para crianças?

Por conta das possibilidades e restrições, o estudo de interação entre crianças e computadores tem recebido atenção nos últimos anos pela quantidade de crianças que já utilizam computadores e internet (antes mesmo de completar a alfabetização) e pela crescente consolidação dos games no cenário infantil como brincadeira predileta.
E neste momento é que foi percebida a quantidade de internautas que têm entre 5 e 7 anos e desta forma foi identificado como um público crescente e com potencial de fidelização para alguns segmentos de sites (jogos, brincadeiras, aprendizado) que podem ser utilizados para envolver a criança com uma marca de produto ou serviço.
Com a intenção de identificar o comportamento da criança diante de um computador, Alexandre Mano e José C. Campos – Universidade do Minho, Portugal – fizeram um estudo para entender crianças entre 5 e 7 anos quando interagem com computadores. A intenção do estudo foi perceber os motivos que levam as crianças a utilizar ou não a interface que lhe é oferecida.
Eu achei bem interessante o estudo e vou deixar aqui alguns pontos bem interessantes e pertinentes para se utilizar na construção de interfaces. Já na primeira parte do estudo foram apresentadas as características cognitivas de crianças entre 5 a 7 anos baseado no trabalho de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.
Primeito vamos conhecer a descrição das principais características desta faixa etária (Bee, 1984 e Richmond, 1970):
Egocentrismo
As crianças tendem a centrar o seu raciocínio no seu próprio ponto de vista, e por vezes não consideram a possibilidade de existência de outros pontos de vista. Ela pensa que tudo tem ação direta com suas vontades e ocorre por causa de alguma coisa que tenha feito, por exemplo: quando eu durmo tudo dorme também, quando eu acordo tudo acorda também.
Raciocínio transdutivo
A criança liga fatos que não possuem relação entre si. Ex: Quebrei um vaso da mamãe, coelhinho da Páscoa está triste e não vai me trazer ovos, a chuva é ele chorando de tristeza. O raciocínio transdutivo está ligado ao egocentrismo, onde a criança sente que os fatos estão ligados, ou são influenciados, por sua vontade.
Reversibilidade
As crianças normalmente apenas consideram o momento atual, presente. Não são capazes de entender que certos fenômenos são reversíveis, isto é, quando mudamos algo, podemos também desfazer a mudança.
Centração
A centração é a incapacidade de considerar os múltiplos aspectos ou características de uma situação, como por exemplo altura e largura de um objeto.
Intuição
As crianças julgam muitas vezes as situações através da criatividade e imaginação. Se estes dados não são ajustados pelo seu raciocínio, podem não ser capazes de avaliar as situações corretamente;
Sincretismo
Onde a criança não forma classes entre os diferentes atributos dos objetos; ela apenas os agrupa de forma desorganizada formando amontoados. Assim, uma criança que se encontra nesse período, quando solicitada a formar grupos com diferentes objetos (plantas, animais, objetos de cozinha etc.), poderá colocar juntos objetos que não possuem relação entre si como por exemplo animais e objetos de cozinha.
Dificuldades de classificação
As crianças normalmente experimentam dificuldades para estabelecer e relacionar classes de objetos ou situações;
Dificuldades de seriação
As crianças frequentemente têm dificuldades em ordenar ou criar séries.
Com estas informações podemos enxergar claramente que muito estudo e cuidado são necessário para projetar interfaces para crianças. No próximo artigo vamos falar sobre o resultado aplicado da pesquisa. [Webinsider]
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Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o autor

Íris Ferrera (iris.ferrera@gmail.com) lida com arquitetura de informação, usabilidade e SEO. Trabalha para a W3haus e mantém o blog SEM Dúvida! e o Twitter @irisfererra.

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