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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O CALCANHAR DE AQUILES DOS BLOGS CORPORATIVOS...

14 de outubro de 2010, 16:41
fonte original: http://webinsider.uol.com.br/2010/10/14/o-calcanhar-de-aquiles-dos-blogs-corporativos/

Blogs corporativos (ou perfil no Twitter etc) funcionam bem para a comunicação das empresas. Mas quem sabe fazer não tem tempo. Como resolver o problema?


Por Fernando Luz - WEBINSIDER


Qual das opções abaixo é mais importante para o sucesso de um blog?


1. Layout;
2. Estrutura;
3. Plataforma;
4. URL;
5. Conteúdo.


Se você escolheu a última opção, claro, acertou.

Para seu blog fazer sucesso ele tem que ter um ótimo conteúdo, seja ele corporativo ou não. Ponto passivo, certo?


Prossigamos.
A maioria dos artigos sobre blogs corporativos costumam dizer: “fazer um blog pra sua empresa é baratinho e você mesmo pode atualizar. Um post por dia já está ótimo. Suas visitas vão aumentar, seu posicionamento no Google também e sua empresa vai vender mais”.


A promessa é: investimento muito baixo, resultado muito alto. Isso cheira a picaretagem. E, me desculpe falar assim, mas é picaretagem mesmo.


Não existe retorno sem investimento.


Digamos que você seja rápido, tenha assunto e escreva bem. Parabéns! Você consegue fazer um post interessante em duas horas.


Vamos às contas: quanto custa sua hora? Quanto custa 44 horas mensais?


Viu? Não é nada barato.


A solução é delegar. Mas para quem? O gerente de marketing não tem tempo. O diretor de vendas, menos. Seus colaboradores que entendem do negócio estão ocupados fazendo-o funcionar. Em quem colocar essa responsabilidade? Bom, algumas empresas colocam o afazer nas costas do estagiário. Mas aí você conhece o resultado.


Eis o calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos: quem vai ter tempo, disposição e criatividade para criar um ótimo conteúdo para o blog da sua empresa?


Eu gosto mais de fazer perguntas do que de respondê-las, mas já que eu mesmo levantei o tema, sinto-me no direito de expor as duas únicas soluções que consigo enxergar. São elas:


1. Abrir mão de algumas tarefas para se dedicar, você mesmo, ao blog de sua empresa. Provavelmente essa é a escolha mais cara, mas (talvez) seja a mais legal.


2. A boa e velha terceirização. Existem algumas agências e redatores que fazem isso. Você só precisa dar o famoso “ok” nos materiais que eles produzem. Uma solução não muito cara e (talvez) mais prática.


Você conhece outra solução? Sabe outro jeito de resolver esse problema?


Eu creio sinceramente que não existe A Solução Ideal. Existe a que se adequa melhor ao investimento que cada um pode fazer.


Se você tem tempo, invista tempo. Se não tem, precisa investir dinheiro.


Uma coisa é fato: blogs corporativos dão resultados.


Mas eis um ponto a se pensar antes até mesmo de propor o blog corporativo na sua empresa: quem vai criar o tão famigerado “conteúdo relevante”?


Ps: se preferir, onde houver “blog corporativo”, leia “Twitter corporativo”, “Facebook corporativo”, “Orkut coporativo” e modernices em geral. [Webinsider]

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