Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os avanços da tecnologia versus as posturas convencionais na educação

Os avanços da tecnologia versus as posturas convencionais na educação
Fonte: ESAB

A tecnologia vem contribuindo fortemente com o desenvolvimento da humanidade e, a cada momento, são notadas grandes descobertas em todas as partes do mundo.

As universidades e instituto especializados exercem um papel decisivo nesse processo eis que há investimentos vultosos nas pesquisas e no desenvolvimento de produtos e projetos.
Em todas as áreas há o surgimento de tecnologias, que acabam sendo utilizadas para o bem e para o mal.

Grandes inovações se transformaram em instrumentos de destruição e trouxeram grandes frustrações e tristezas para os seus idealizadores. Outras salvam vidas e alvancam o progresso.
No cômputo geral, há sinais mais positivos do que negativos.

No campo educacional vemos, com satisfação, a incorporação de novas “ferramentas” que aceleram a aprendizagem e tornam mais eficazes os sistemas de ensino, tanto na educação básica, como na superior.

Dentro desse contexto surgiu há mais de 170 anos a modalidade de educação a distância que possibilita, através de diversas formas, a democratização do saber. No passado o ensino por correspondência era o único elo de ligação entre o professor e o aluno; posteriormente surgiu o rádio, o cinema, a televisão e, mais recentemente, o computador, imprescindível para o uso da internet.

Os modernos meios de transmissão nem sempre foram bem aceitos pelos professores. Conta a história que, para a aceitação plena do livro impresso, houve uma demora de um século.
Essa postura convencional, muito comum ainda no ambiente escolar, precisa ser superada. Em diversos congressos, seminários, simpósios e outros eventos “cases” são relatados e mostram avanços ou retrocessos na aceitabilidade de novas posturas.

O progresso chega à escola, mas em passos mais lentos do que atinge outros segmentos; já temos um numero considerável de estabelecimentos que dão extraordinários exemplos de visões abertas e focos no futuro. Outros, ainda, não chegaram ao século 21 e, por opção inconsciente, caminham de volta para o século 19.

Um dos grandes testes de visão de passado ou de futuro está chegando agora às unidades educacionais e se refere ao uso das vídeos conferencias no processo de avaliação dos alunos.
A tradição é a realização de provas presenciais para se dimensionar o nível de conhecimento dos discentes. O principal argumento de defesa dos tradicionalistas é que é preciso se evitar fraudes no processo e nada melhor do que o velho sistema do cara a cara.

Mas... será que isso é realmente preciso? Particularmente entendemos que não!

As vídeo conferências, hoje já aprovadas até para julgar presos e absolvê-los ou condená-los às prisões são aceitas no mundo jurídico. A telemedicina já é um sucesso em todo o mundo mas, na educação, a legislação educacional não valida as avaliações a distância.

Não se aceita a telepresença ou presença virtual, mesmo que as partes envolvidas tenham potentes equipamentos e sistemas eficazes de segurança.

Como mudar essa postura inflexível? Com novas normas legais ou com atitudes?
A resposta está mais nas mãos dos educadores do que dos legisladores e aí fica a nossa grande esperança de incorporação das tecnologias úteis e relevantes à educação.

por João Roberto Moreira Alves
Presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação

Novo widget permite acesso a arquivos do Google Docs a partir do desktop

Novo widget permite acesso a arquivos do Google Docs a partir do desktop
Fonte: IDG Now


Em nova investida contra popularidade do Office, da Microsoft, Google Docs ganha widget que permite busca e acesso de arquivos no desktop.


O Google acrescentou uma nova função que permite que seus usuários encontrem e acessem documentos no Google Docs a partir do seu desktop.

Chamado de Google Docs Gadget for the Desktop, a nova ferramenta é o irmão mais velho para o gadget do Docs no Gmail, de acordo com os gerentes de produto do Google, Ronaldo Ho e James Yum, em post no blog.

O Google Docs é um serviço online gratuito que oferece ferramentas similares a softwares para edição de textos, planilhas e apresentações.

O gadget funciona com as versões Linux e Windows do Google Desktop Gadgets, de acordo com o post.

A nova ferramenta poderá dar ao Googele Docs um novo impulso de popularidade.

Em novembro, um estudo independente mostrou que o pacote gratuito do OpenOffice.org é cinco vezes mais popular entre internautas adultos norte-americanos que o Google Docs.

O OpenOffice.org era usado por 5% dos usuários, contra apenas 1% que usavam o Google Docs, de acordo com o estudo conduzido por seis meses pela consultoria ClickStream Technologies.

O estudo também atentou para o fato que o pacote Office, da Microsoft, mantinha sua liderança folgada, com 51% dos internautas nos Estados Unidos usando o software.

sábado, 13 de dezembro de 2008

"Hermano" Sonico se atualiza inspirado no MySpace, LinkedIn e Orkut


"Hermano" Sonico se atualiza inspirado no MySpace, LinkedIn e Orkut

sonico_bandas
Você conhece o Sonico? Segundo dados da rede social argentina (baseados no Ibope//NetRatings), são 6,6 milhões de brasileiros com contas no serviço, lançado oficialmente em português em fevereiro deste ano.

O fenômeno hermano entre nossas redes sociais ganhou nesta sexta-feira (12/12) um redesign completo que conta com novas funções que lembram seus principais rivais.

A primeira nova ferramenta permite a criação de perfis específicos para bandas, onde artistas podem cadastrar eventos e fotos ou oferecer músicas para que seus fãs façam o download. Isso te lembra o que? MySpace.

A segunda nova ferramenta permite a criação de dois perfis diferentes: um pessoal e um profissional, que podem ser alternados caso o usuário, por exemplo, não tenha intimidade com um colega de trabalho que acaba de conhecer.

Não lembra diretamente o LinkedIn, mas adiciona uma faceta corporativa que remete à rede social em um serviço tão acostumado apenas com conteúdos pessoais.

Por fim, o suporte ao OpenSocial nos faz lembrar de rivais como Orkut, Hi5 e MySpace por chegar atrasado em comparação a todos os concorrentes.

Questionado sobre o rápido crescimento do Sonico no Brasil, Tomás O´Farrel , diretor de marketing da rede, deixa a modéstia de lado. "Somos a única alternativa sólida ao Orkut, com nossas ferramentas para moderação e privacidade e funções musicais".

Tanto potencial coloca um escritório no Brasil como uma questão de tempo, promete O´Farrel. "Com certeza, teremos uma operação brasileira em 2009". 

Ao se levar em conta o entusiasmo do brasileiro pelo Sonico, a decisão não chega a surpreender. 

por Guilherme Felitti, às 17h36 - IDÉIA 2.0

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Facebook e Google lançam seus projetos de portabilidade de dados

Facebook e Google lançam seus projetos de portabilidade de dados
Fonte: IDG Now!  

Connect, do Facebook, e Friend Connect, do Google, tentarão consolidar dados de autenticação e levar a outros sites conteúdo de rede sociais.

 

O Google e o Facebook anunciaram separadamente o lançamento de seus respectivos programas de portabilidade de dados nesta última quinta-feira (04/12).

 

O Google Friend Connect e o Facebook Connect foram criados para estender as funcionalidades das redes sociais para além dos seus limites.

 

Isto significa que será possível que usuários apelem para contas de ambos os serviços para se autenticar em outros serviços. Dessa maneira, não é necessário criar uma conta para cada site que exige uma, reduzindo o número de nomes de usuário e senhas.

 

O Data Availability, criado pelo MySpace, tem missão similar.

 

Os programas pretendem também permitir que usuários levem para outros sites seus conteúdos inseridos nas redes dos três serviços, como informações de perfl, fotos, notas, listas de contatos e outros.

 

No anúncio, o Google afirmou que as funções sociais inerentes ao Friend Connect podem ser adicionadas a qualquer site pela cópia de trechos de código pelo webmaster responsável pelo serviço.

 

Para acessar as funções do Friend Connect em um site, será possível se autenticar usando não apenas dados do Google, mas também do Yahoo, da AOL e do padrão aberto da indústria OpenID, afirmou o Google.

 

Enquanto isso, o Facebook pediu que seus usuários entrassem em contato com seus sites preferidos e os incentivasse a implementar o Facebook Connect, que já está funcionando em serviços como o The Forum, da CNN, o The Insider, da CBS, e o CitySearch.

 

Ainda que não haja uma previsão de penetração em massa das ferramentas de portabilidade, questões importantes de tecnologia e privacidade rondam o conceito.

 

Dias após o anúncio oficial de seus programas de portabilidade de dados em maio, Google e Facebook cortaram qualquer tipo de interação entre suas próprias  tecnologias.

 

O Facebook bloqueou o Friend Connect de acessar dados de seus membros, afirmando que o programa do Google viola seus termos de serviço ao redistribuir informações de usuários para desenvolvedores sem a consciência dos membros.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SECOND LIFE: o que é e como funciona...

Second Life

O que é Second Life? 
O Second Life, ou simplesmente SL, cuja tradução para a língua portuguesa é "segunda vida", é um metaverso (universo virtual) no qual todos os usuários cadastrados podem participar criando avatares (representações visuais de usuários ou "residentes"), construindo objetos e interagindo com outros "residentes" do mundo 3D.

Como participar do Second Life? 
Se você quiser se aventurar pelo metaverso de Second Life siga os três passos abaixo, é muito simples: 

 Entrar na página principal do Mainland Brasil ou ir direto na página de Cadastro 

 Preencha os campos com nome e sobrenome do seu avatar (personagem), escolha uma senha, indique a data de nascimento e cadastre o e-mail. Clique em avançar e receberá uma confirmação no e-mail definido, então basta abrí-lo a fim de ativar a conta. (pode ser que não receba um e-mail de confirmação, neste caso pule para o terceiro passo, sem problema) 

 É necessário baixar o Client (Infelizmente o Download do Client Nacional está temporariamente indisponível. Faça AQUI o download do Client americano). 

Pronto!! Execute o programa e insira o nome e sobrenome do seu avatar e a senha. Agora basta interagir com os milhões de usuários do Second Life.

Configurações Mínimas 
 Conexão com Internet*: cabo ou DSL;
 Sistema Operacional: Windows XP (Service Pack 2) ou Windows 2000 (Service Pack 4);
 Processador: 800 MHz Pentium III, Athlon, ou superior;
 Memória 256 MB ou superior;
 Placa de vídeo**: nVidia GeForce 2, GeForce 4mx, ATI Radeon 8500, 9250 ou superior.

Configurações Recomendadas 
 Conexão com Internet*: cabo ou DSL;
 Sistema Operacional: Windows XP (Service Pack 2);
 Processador: 1.6GHz Pentium 4 ou Athlon 2000+ ou superior;
 Memória: 512MB ou superior;
 Placa de vídeo**: nVidia GeForce FX 5600, GeForce 6600, ATI Radeon 9600, X600 ou superior 

* Second Life não é compatível com conexão discada ou via satélite e com alguns serviços de Internet sem fio. 
** Second Life pode não funcionar em placas de vídeo diferentes das listadas acima. 

Infelizmente, se o modelo da sua placa de vídeo incluir qualquer das palavras abaixo, ela NÃO é compatível com Second Life:
 Placas nVidia: RIVA TNT ou TNT2
 Placas ATI: RAGE ou RAGE PRO
 Placas ATI: RADEON 320M, 340M, 345M, ou números de modelos similares
 Intel
 Intel Extreme
 3DFX
 RIVA
 TNT
 SiS
 S3
 S3TC
 Savage
 Twister
 Rage
 Kyro
 MILENNIA
 a maioria das placas MATROX 

As placas a seguir ainda não foram testadas com Second Life: 
 Placas nVidia: Quadro
 Placas ATI: RADEON IGP ou RADEON XPRESS, FireGL,FireMV

O que é Linden? 
Linden (L$) é a moeda Oficial do Second Life. Para comprar qualquer item disponível no universo do SL é preciso adquirir "Lindens". Existem várias maneiras de conseguir o dinheiro virtual: arrumando empregos, vendendo artigos, etc. 

Saiba mais sobre o Second Life no Site Oficial (em inglês).

Second Life é gratuito? 
Qualquer usuário pode participar do Second Life Gratuitamente. Entretanto, caso prefira acumular mais Lindens (dinheiro virtual), o residente pode tornar-se um assinante. Desta forma, mesmo sem um emprego no SL, ele recebe mensalmente uma quantia de L$ (mesada).


Veja o TUTORIAL com os Comandos Básicos do Second Life:

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS...

Mais um pouco de computação nas nuvens.

Assista este interessante vídeo postado por Luciane Chiodi:

até a próxima,
paulo r. luciano.

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails