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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ANIMA UDI - 3º Festival de Formas Animadas de Uberlândia...

ARTE: ÁRVORES SUSPENSAS SOBRE UM RIO QUASE MORTO... TERRITÓRIO E ARTE URBANA...



"Errante", de Hector Zamora, retrata uma São Paulo que não para e provoca debate sobre urbanismo, meio ambiente e arte pública.


vídeos sobre o projeto: http://www.youtube.com/itaucultural#p/c/C329530EC63225AD/0/tuN5-RFw-FA


fonte: SITE ITAÚ CULTURAL - sobre o projeto



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Até 28 de novembro, quem passar pelas margens do Tamanduateí, perto do Mercado Municipal de São Paulo (veja o mapa), vai deparar com uma imagem curiosa: árvores de grande porte estarão suspensas sobre o rio. Intervenção do artista mexicano Hector Zamora, este jardim absurdo é Errante, obra que faz parte do Margem, projeto organizado pelo Itaú Cultural com curadoria do arquiteto Guilherme Wisnik.


Errante busca impressionar e provocar discussão: como a arte se relaciona com o espaço público? Como desenvolver a cidade sem destruir recursos naturais tais como os rios? É a primeira de uma série de obras do projeto Margem que irão dialogar com rios importantes da bacia hidrográfica brasileira. O objetivo é trabalhar temas decisivos como urbanismo, meio ambiente e marginalização social. Segundo Wisnik, "margem lembra não só os rios, mas também o que ficou de lado no progresso".

Outro face do projeto visa a despertar o interesse pela arte pública. A arte que fica no espaço de todos serve para mudar a percepção que se tem de algo cotidiano e que pode às vezes passar despercebido. Zamora destaca que a obra no espaço aberto dialoga com vários tipos de pessoas, além de críticos e entendidos. De acordo com o artista, "se eu conseguir fazer a pessoa sorrir, lembrar de algum episódio, esquecer do cotidiano ou refletir sobre certa situação, a obra terá cumprido sua função".

Região de Conflito

local em que Errante acontece é significativo: no início do século XX, o limpo Tamanduateí era lugar de lavar roupa e pescar. Em certo período, foram chamados especialistas europeus para construir o Parque Dom Pedro II. Com o tempo, a urbanização poluiu o rio e desfigurou o parque, "de um jeito que nem parece mais um parque", diz Guilherme Wisnik.

A urbanização também trouxe a verticalização. Um dos edifícios, o São Vito, tornou-se uma famosa favela vertical na década de 1980. Hoje está sendo demolido, depois de um longo processo de desocupação. Vários outros prédios no entorno também estão muito degradados. Para Wisnik, isso é parte de Errante: "o Tamanduateí está em uma região popular, conflituosa e rica de informação, marcada pelo comércio informal, pelos moradores de rua, pela perda de moradias históricas. Procuramos abordar essas relações".

"São Paulo é errante", diz Zamora, "sempre mudando, esquecendo do seu passado". A obra acaba sendo um retrato da cidade, mas o artista ressalta que o que ela pode fazer pensar tem um alcance mais amplo. "Vale para o Brasil, para o México, para o mundo", afirma.

Modelo de briefing - WEBINSIDER...

26 de outubro de 2010, 20:16 - fonte: WEBINSIDER

Para montar um briefing entenda o cliente e preencha estes itens.

Por Beatriz Lins
Um assunto com certeza polêmico é a produção de briefings em agências web e produtoras online.
Normalmente, o departamento de criação reclama que ou o briefing não traz informação nenhuma, ou traz muitos dados irrelevantes.
A verdade é que, na grande maioria dos casos, os briefings pecam por não expressar a real expectativa do cliente. É justamente esta falha que faz o projeto ir e voltar várias vezes, o que implica em refações e aumento dos custos operacionais.

Briefing inicial para planejar a ação

Acredito que existem dois pontos importantes a serem abordados nessa questão. O primeiro deles é o briefing inicial para o planejamento da ação. Quando o atendimento faz a coisa certa e o cliente não tenta bancar o gênio da comunicação, o ideal é fazer perguntas mais genéricas e que darão espaço para a criação trabalhar mais à vontade.
Briefing de planejamento da ação
  • O que queremos dizer?
  • Para quem (público-alvo)?
  • O que esperamos que a pessoa faça depois de ser impactada por essa informação?
  • Histórico de comunicação, identidade visual a ser seguida, restrições e outras informações importantes.
  • Verba disponível
Isso costuma ser o suficiente para que o planejamento encontre soluções interessantes e viáveis para as ações que irá propor, sem ficar obrigado a fazer um hotsite ou uma guerrilha em redes sociais só porque o cliente ouviu falar que isso é “a onda do momento”.
Mas, depois que a proposta estratégica é aprovada, ou quando ela já foi definida pelo cliente ou pela agência offline, é necessário que o atendimento faça um refinamento do briefing, mais focado, para alinhar as expectativas com o cliente antes do desenvolvimento do projeto.
Muitas vezes o cliente cria uma série de expectativas que podem não ser atendidas, causando uma frustração enorme. Além disso, o detalhamento ajuda também os responsáveis pela aprovação do trabalho a avaliar o esforço, o que facilita a aprovação do projeto, reduz a ansiedade do cliente e evita problemas com o departamento de tecnologia.

Briefing de produção para projetos web

Vou mostrar um modelo de briefing de produção para projetos web que normalmente utilizo – o caso é real, mas os nomes foram omitidos. Considere que, neste exemplo, o documento foi apurado pelo departamento de comunicação contratante e não pelo fornecedor contratado, que as perguntas do briefing inicial (para o planejamento) já foram respondidas e que a TI será responsável pelo desenvolvimento.

1. O que queremos contratar

Breve descritivo do que deve ser contratado e das entregas esperadas. Exemplo: Redesenho de arquitetura e leiaute dos subsites A, B, C e D. Os quatro sites deverão seguir o mesmo modelo de arquitetura e ser planejados para desenvolvimento em Lumis 4.21 versão Java.
1.1 Entregas esperadas
Exemplo:
  • Protótipo navegável do site completo (wireframe) em Axure
  • Leiaute das telas-tipo em PSD, camadas, para os 4 sites
  • Produção de conteúdo em flash (animação para home)
  • Documento de governança de conteúdo

2. Objetivo de comunicação

O que queremos alcançar com a ação? Exemplo: A área técnica da instituição X tem a necessidade de criar subsites para as quatro ações internacionais que são promovidas em conjunto com entidades parceiras no exterior. A premissa dessa demanda é seguir o modelo atualmente utilizado para o site Y, com algumas melhorias que serão listadas a seguir.
  • Os subsites devem permitir atualização de conteúdo de forma simples.
  • O leiaute proposto deve ser permanente e não precisar ser substituído ano a ano. O projeto deve prever uma forma de atualizar não apenas o conteúdo, como a edição do encontro, para que não tenhamos mais a necessidade de todo ano fazer a troca do leiaute do site apenas porque no header consta o ano da edição e a cor das peças publicitárias mudou). Sugere-se ainda a utilização de um layout padronizado para os quatro sites, o que permite o melhor posicionamento da marca e identificação da instituição X como patrocinadora da ação.
  • O site deve facilitar a disseminação do conteúdo em redes sociais.
  • Sugestões de novas áreas (além daquelas que estão sendo solicitadas explicitamente e das que já constam no site Y) são bem-vindas.
  • O site deverá ser facilmente replicado para outros eventos semelhantes que eventualmente venham a existir no futuro.
  • Melhorar a atual organização de documentos existentes no site Y.

3. Mensagem chave

Defina aqui a mensagem essencial da comunicação.

4. Histórico e contextualização

Exemplo: A instituição X acompanha as negociações internacionais entre blocos econômicos e a política de comércio exterior adotada pelo governo, ao mesmo tempo em que apresenta propostas e sugestões, sempre defendendo os interesses da indústria brasileira.
Além disso, mantém parcerias com entidades congêneres no exterior, para trocar informações e discutir formas de cooperação econômica. Nesta frente de atuação, encontram-se alguns eventos que a instituição X promove anualmente, como os encontros A, B, C e D, que terão seus respectivos subsites.

5. Público-alvo primário e secundário

Exemplo: Empresários, governo, parceiros internacionais.

6. Funcionalidades desejadas

Árvore de funcionalidades e recursos esperados.
Exemplo:
  • Apresentação
  • Edição atual
    - Inscrições
    - Programação
    - Currículo dos palestrantes (em pdf)
    - Documentos
    - Vídeos
    - Fotos
    - Encontros de negócios
    - Visitas técnicas
    - Cidade-sede
    - Hospedagem
    - Edições anteriores
    - Classificação de conteúdos por edição
    - Currículo dos palestrantes (em pdf)
    - Documentos
    - Busca
    - Vídeos
    - Fotos
  • Atividades paralelas
  • Notícias
  • Clipping
  • Fórum
  • Enquete
  • RSS
  • Espalhe o conteúdo, envie para um amigo, indique
  • Links
  • Contato

7. Conteúdos a serem desenvolvidos

Deverá ser produzido conteúdo para apresentação, edição atual e cidade sede. Os demais conteúdos serão fornecidos.

8. Referências para benchmarking

http://www.siteexemplo.com

9. Interação com demais sites

Os sites deverão ser identificados como subsites da instituição X, devendo ter ligação com este por meio de links e conteúdos correlatos.

10. Tecnologia

Preparar a arquitetura de forma a ser aplicável no CMS Lumis 4.21 versão Java. O desenvolvimento e a implementação serão objeto de outra contratação.

11. Orientações específicas do cliente

Cliente não quer que seja usada a marca J e não quer que os sites sejam azuis. Além disso, ele quer algo moderno e com elementos vetoriais, sem uso de fotos. Deverá ser utilizada a logomarca dos encontros A, B, C e D.

12. Prazos e entregas esperadas

Prazos:
Data da coleta do briefing:
Apenas uma última informação importante: nunca, em nenhuma hipótese, envie esse modelo como um formulário para o cliente preencher. Relacionamento é o principal papel do atendimento e a confiança do cliente você só conquista no dia-a-dia. [Webinsider]
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Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o autor

Beatriz LinsBeatriz Lins (bialins@gmail.com) é jornalista com MBA em gestão da comunicação nas organizações. Atualmente é responsável pela gestão do núcleo de web do Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Infográfico da blogosfera em 2010

20 de outubro de 2010, 12:35fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/10/20/infografico-da-blogosfera-em-2010/

Para quem achava que os blogs estavam mortos.

Por Michel Lent Schwartzman
BlogHerald.com publicou um infográfico com o estado da blogosfera em 2010. Mostra um retrato atualizado dos quase 150 milhões de blogs em todo o mundo com diversos dados interessantes.
Por exemplo: a maioria atualiza ao menos uma vez por semana; mais 70% dos blogueiros fazem isso por hobby e os adultos de 25 a 54 são os que mais blogam.
Para a surpresa geral, o japonês é o idioma mais utilizado (37% japonês, 36% inglês).
Veja os outros detalhes no gráfico:

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O FESTIVAL DE ARTE – 2010 \ COM VI VER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

“COM VI VER"
22 à 26 de Novembro

FESTIVAL de ARTE 2010
promovido pelo Departamento de Artes Visuais
DEART / FAFCS
Universidade Federal de Uberlândia
http://www.festivaldearte.fafcs.ufu.br/

OBJETIVO GERAL

 O Festival de Arte 2010 tem como objetivo ampliar o campo de atividades culturais e educacionais desenvolvidas pelo DEART \ UFU, evidenciando nesta edição as pesquisas atuais de alunos, ações e reflexões sobre aspectos da graduação em Artes Visuais, assim como ampliar diretrizes de suas práticas profissionais com o intuito de criar maiores interlocuções entre Universidade e Comunidade que dinamizem suas relações com o fazer e pensar Arte.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-          Organizar Palestras e Ações Educativas, voltadas para a formação, reflexão e da análise crítica sobre Artes Visuais na contemporaneidade.

-          Organizar Mini Cursos e Workshops nas várias áreas do conhecimento de Artes, para alunos, professores e interessados da comunidade.

-          Promover diálogos com professores e artistas convidados para maiores interações e trocas de experiências teóricas e plásticas em Artes Visuais.

-          Apresentar por meio de exposições a pesquisas plástico\ poéticas de alunos e professores, para evidenciarmos nossas metas e trajetórias de trabalhos no Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.


HISTÓRICO DO FESTIVAL DE ARTE
                                    
O Curso de Artes Plásticas completa mais de 37 anos de atividades acadêmicas. Durante esses anos, não só graduou estudantes em Artes Plásticas, como também contribuiu para a formação da mentalidade de ser artista, artista/pesquisador, artista/professor.
Também nesse percurso de trabalho, muitos foram os projetos em que o curso de Artes organizou atividades multidisciplinares em conjunto com vários segmentos da comunidade com o intuito de sensibilizar e instrumentalizar o público para reconhecer a importância de nossas produções artísticas e o nosso comprometimento social.
A partir dos anos 80, o DEART criou e passou a realizar, com freqüência anual, o Festival de Arte, onde, durante uma semana, atividades e projetos extracurriculares eram oferecidos aos alunos e à comunidade como forma de ampliação dos propósitos a que o curso se propõe.
O Departamento de Artes Plásticas sentiu a necessidade da existência desse projeto, buscando sua recontextualização e reformatação. Sendo assim, em 2003 retomamos essa atividade e vimos que seus resultados foram extremamente positivos.
Temos conseguido uma participação efetiva de participantes de Uberlândia e região.
  
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O FESTIVAL DE ARTE – 2010 \ COM VI VER - vem marcar sua oitava  edição desse trabalho. A programação se constitui numa série de atividades dentre elas:

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Palestras, Diálogos e Apresentações de Pesquisas, Mostra de Vídeos, Exposições dos Alunos do Curso de Artes Visuais e artistas convidados. Tendo ainda diversos cursos ministrados por Alunos, Professores do DEART \ UFU e Professores Convidados de outras Instituições. São cursos diversificados que podem atender estudantes de artes, crianças, adolescentes e interessados da comunidade com ou sem experiências na área.

DO SILÊNCIO DA CONCHA - ANA REIS E CÁSSIA NUNES - A performance integrou o projeto Arte Móvel Urbana, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia-MG






ana reis e cássia nunes
fotografias de thiago carvalho

FONTE: http://diagramadeprocessos.blogspot.com/2010/09/do-silencio-da-concha.html

Por meio de experiências que ativam o espaço e suas potências sensoriais, uma performance instaura-se durante três dias na praça Tubal Vilela em Uberlândia, no espelho d’água localizado em frente ao posto policial, onde antes existia uma concha acústica (até o ano de 1992).

Através do cuidado com o lugar, ao lavar e encher o espelho d'água, e da ativação da sensibilidade no contato com água e conchas, a ação questiona os usos e transformações do espaço público trazendo à tona novas propostas de ocupação.

DO SILÊNCIO DA CONCHA - ANA REIS E CÁSSIA NUNES (VÍDEO - REPORTAGEM TV VITORIOSA)...

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