Meu Currículo Lattes meu flickr

SEGUIDORES DO BLOG

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada

domingo, 30 de janeiro de 2011

Fotografia com status de arte...

A consolidação da fotografia como obra de arte é o objetivo maior do Ateliê Santo Lima das Imagens, cuja nova ação é a exposição permanente Caótica, que reunirá durante todo o ano a produção autoral do seu coletivo de fotógrafos: Marcelo Lyra, Renato Spencer, Rafa Medeiros, Beto Figueiroa e Tom Cabral. O público pode conferir o trabalho desses profissionais a partir de hoje, às 17h, quando eles abrem as portas do espaço com a primeira das 12 edições mensais do Domingo Santo. Será um evento para dinamizar a procura pelas fotografias, que estão sendo vendidas em molduras de tamanhos variados. Até o fim do ano, a proposta é promover duas oficinas.

O projeto também dialoga com as artes visuais e com a música, por isso a participação, nessa primeira edição, do grafiteiro Galo de Souza (que fará a pintura da fachada do ateliê) e do DJ KSB. Marcelo Lyra explica que as fotos da mostra (são mais de 30) serão repostas à medida que forem comercializadas. ´A ideia é manter uma galeria com a produção autoral de fotógrafosque fazem trabalhos freelancer; mostrar a produção que ficava dentro da gaveta. É uma forma de botar a imagem na parede. Batizamos a exposição de Caótica porque não existe um tema fechado, um elo entre as fotos`, resume Lyra.

O projeto tem três frentes: a galeria com a exposição, um laboratório para revelação manual em preto e branco e uma sala para o acervo. O laboratório e o acervo estarão abertos a outros fotógrafos que quiserem revelar e guardar seu material de forma adequada e segura. No segundo semestre, o coletivo programará as oficinas, que serão oferecidas a estudantes de fotografia ligados a ONGs. O Domingo Santo está programado para todos os meses, ocupando espaços artísticos e boêmios da Rua do Lima, como o Muda, Copo Sujo, Nave, Acre. O Santo Lima fica na Rua do Lima, 269, Santo Amaro. Mais informações: 3222-3180. (Michelle de Assumpção) 



Algumas imagens da exposição:
http://www.diariodepernambuco.com.br/midia/info/viver_300111_2/


fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/30/viver3_0.asp

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FOTOGRAFIA - BACHARELADO - sobre a profissão do fotógrafo...


Fotografia

Bacharelado

É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial - por exemplo, ao fotografar produtos e modelos em estúdio. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade e de notícias.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois cursos são muito parecidos, e os egressos são aptos a desempenhar as mesmas funções. No bacharelado, a formação humanística é maior, enquanto no tecnólogo o forte são as disciplinas práticas.

O mercado de trabalho

O mercado está em alta para bacharéis e tecnólogos, sobretudo fora das grandes capitais. A maioria dos profissionais abre estúdio próprio e atua como prestador de serviços para jornais, editoras de revistas e livros, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas. A área mais concorrida é a publicidade e uma das que mais crescem é a fotografia de moda, seja em desfiles, seja para produção de catálogos. Há espaço para quem trabalha no gerenciamento de arquivos fotográficos, na conservação de acervos e na curadoria. Os estados do Sudeste e do Sul oferecem as melhores oportunidades, pois concentram o maior número de empresas que demandam esse profissional. São Paulo tem o maior mercado fotográfico do Brasil, pois é sede de um número significativo de empresas de comunicação, birôs de tecnologia fotográfica, exposições de artes fotográficas e de fotógrafos empreendedores autônomos. "Outra demanda em crescimento é a da fotografia como arte. Observamos que cada vez mais as galerias de arte têm aberto espaço para fotógrafos", diz Ricardo Magoga Gallarza, coordenador do curso tecnólogo da Univali. Para o fotógrafo social, que registra eventos como casamentos e festas, também há demanda em todo o país. 

Salário inicial: R$ 359,00 (saída de até 3 horas; fonte: Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro).

O curso

Há apenas dois bacharelados no país. Os cursos dão ênfase à fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos analógico e fotoquímico. Têm boa base teórica, mas muita experimentação e aulas práticas. A estrutura curricular é dividida em duas partes: fundamental e de desenvolvimento e especialização. Na primeira, o aluno conhece as principais teorias e técnicas fotográficas. Na seguinte, o estudante entra em contato com os núcleos de formação profissional, como retrato/moda, gestão de acervo, fotojornalismo e crítica fotográfica, entre outros. O estágio não é obrigatório, porém é preciso apresentar um trabalho de conclusão antes da formatura. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Área pericial

Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Arquitetura de interiores

Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.

Banco de dados

Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografias e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Curadoria

Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio

Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Fotojornalismo

Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Restauração e conservação

Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

National Geographic Portugal inaugura hoje mostra no Rossio

A revista National Geographic Portugal vai inaugurar esta segunda-feira, no Palácio da Independência ao Rossio, em Lisboa, uma exposição de fotografia com as 30 melhores imagens do V Concurso de Fotografia National Geographic, que decorreu entre Junho e Outubro de 2010.


Ao comemorar os seus 10 anos de existência em Portugal, a publicação apresenta a mostra, que se desenrola em torno das três categorias do concurso - Pessoas, Lugares e Natureza - e estará patente até ao próximo dia 31.

A entrada é gratuita, todos os dias úteis, das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 19:00 horas.

INTERNAUTAS ONLINE

site statistics
Related Posts with Thumbnails