No frio da terça à noite, artistas plásticos maringaenses aguardavam a chegada da secretária municipal de Cultura Flor Duarte no Auditório Joubert de Carvalho. Enquanto esperavam, ouviam música ao vivo, vinda de um violão, numa espécie de abertura da intervenção Galeria Arte à Vista, que traz trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais da UEM em uma sala ao lado do Auditório Joubert de Carvalho.
Notícias Relacionadas
- 30/06/2011 02:00:00
- 30/06/2011 02:00:00
O clima de descontração antes da reunião se manteve durante o evento, e tanto Flor Duarte quanto a maioria dos artistas saíram com uma visão positiva do encontro, que buscou dinamizar a área das artes visuais e cobrou do poder público mais espaços para exposições.
Durante a reunião, Flor Duarte anunciou a realização do Convite às Artes Visuais. O projeto atualmente está no departamento jurídico da Prefeitura e tem como propostas centrais a elaboração de um edital que vai oferecer 12 prêmios em dinheiro para projetos de artes visuais.
Os vencedores farão exposições de quinze a vinte dias no Museu Helenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad. A prefeitura deverá oferecer também o cartaz, convites e folder da mostra. "A ideia é que as exposições sejam de qualquer estilo, por isso será um edital de artes visuais e não de artes plásticas. Os projetos poderão ser inscritos tanto para mostras individuais como coletivas", disse Flor.
A proposta das exposições vencedoras durarem no máximo 20 dias foi feita para que o museu tenha a possibilidade de agendar outras exposições em 2012, inclusive mostras de artistas e acervos de outras cidades.
Tabajara Marques
Artistas se preparam para encontro com Flor Duarte: Convite às Artes Visuais já está no departamento jurídico da Prefeitura, disse a secretária
Durante a reunião também se decidiu que um comissão formada por representantes dos artistas e da Cultura faça um mapeamento dos espaços, tanto públicos como privados, na cidade que possam ser utilizados para exposições.
Um primeiro espaço já está garantido. Uma sala ao lado do Auditório Joubert de Carvalho foi usada por alunos do curso de Artes Visuais da UEM para a instalação Galeria Arte à Vista. O nome da instalação se tornou nome do espaço e, segundo Flor Duarte, passará a abrigar exposições de artes plásticas que possam ser vistas da rua. O espaço não poderia abrigar outros tipos de mostras por problemas de acessibilidade.
Outras propostas que foram apresentadas no encontro e que serão analisadas pela Secretaria de Cultura: utilizar espaços nos centros culturais nos bairros para exposições de jovens artistas e a criação de um arquivo físico e virtual com informações sobre os artistas da cidade. Tal arquivo seria consultado pela população e mostraria a produção, trajetória e publicações sobre a obra dos artistas da cidade.
Também existe a ideia de se fazer um salão municipal de artes visuais em 2012, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, UEM e Cesumar. O nome do salão homenageará o artista plástico Massayuki Seko, falecido no ano passado.
Veja lá
Exposição Galeria Arte à Vista, com obras dos alunos do 1º ano de Artes Visuais da UEM. Até terça-feira, na Galeria Arte à Vista (Avenida Quinze de Novembro)